Início > BrOffice, GNU/Linux > Barra de Ferramentas BrOffice – Ajuda e Suporte da Comunidade

Barra de Ferramentas BrOffice – Ajuda e Suporte da Comunidade


Um dos grandes desafios dos projetos de utilização do Broffice é a questão do suporte. É natural que as mudanças gerem uma certa insegurança nos usuários uma vez que estes não querem perder produtividade em seu trabalho. A notícia de usar um programa novo chega causar pânico em alguns deles, pois sabem o sufoco que foi aprender a utilizar o Word e agora colocam diante dele um outro programa que dizem que faz a mesma coisa.

Nós que utilizamos o BrOffice sabemos que ele faz, e faz até melhor. O que acontece é que os usuários normalmente decoram onde estão os recursos e se você mudar a posição de um botão, ele é incapaz de perceber que o recurso que ele precisa está no botão ao lado.

O erro mais freqüente nos projetos de utilização do BrOffice em instituições está no fato de que estas apenas instalam o programa e deixam o usuário abandonado. Outras dão algum tipo de treinamento, mas depois deixam os usuários sem nenhum auxílio, achando que ter treinado resolve tudo. Algumas poucas se preocupam com o suporte por algum tempo e depois também deixam os usuários de lado.

Diante deste quadro, e na preocupação de dar aos gestores de informática uma ferramenta que possa auxiliá-los neste processo, tomei a iniciativa de criar uma Barra de Ferramentas para a Comunidade Broffice.Org.

barraBrOffice1Esta barra de ferramentas possui uma série de recursos que podem ajudar muito qualquer projeto de migração, uma vez que ela possui recursos que vão facilitar o acesso a informações relacionadas ao BrOffice e integrar toda a comunidade de usuários num único local onde informações podem ser trocadas tanto online quanto offline. Ela funciona nos principais navegadores utilizados (IE, Firefox e Safari) e o propósito não é substituir o suporte, mas dar aos usuários uma fonte a mais de ajuda num caso de necessidade.

Instalando a Barra de Ferramentas BrOffice.Org.

Usando seu navegador preferido (recomendamos o Firefox), a barra de ferramentas pode ser instalada através do endereço http://brofficeorg.ourtoolbar.com/.

barraBrOffice32

Clique no Botão “Free Download”. No alto do navegador deve aparecer um aviso de que este site pretende instalar um programa. Clique em “Permitir” para que a instalação prossiga.

barraBrOffice24

Uma nova janela aparecerá  para instalar o programa. Aguarde alguns segundos e clique em “Instalar Agora”.

barraBrOffice25

A instalação prosseguirá até o final e, ao concluir, reinicie o navegador. A página de boas vidas será aberta, assim como a barra de ferramentas irá aparecer no alto do navegador.

barraBrOffice1

barraBrOffice27Além disso, será aberta uma janela de configuração de alguns recursos extras da barra. O primeiro é um notificador de Email. Como ele você pode ser avisado de emails novos que chegarem em sua caixa. A segunda opção permite que você defina o sistema de busca personalizado do BrOffice.Org como padrão para pesquisas na web. A Terceira define a página da Barra de Ferramentas BrOffice.Org como sua página padrão. Para os usuários do Windows, deve aparecer uma outra opção para a instalação de um Recurso de Multimídia de Rádio, onde algumas rádios online podem ser configuradas.

Observação: Se você está usando esta barra de ferramentas no trabalho, verifique com o administrador de rede de sua instituição se é permitido o uso deste recurso. Se você está  atrás de um Firewall/Proxy , pode ser que ele não funcione.

Além disso, um sistema de alertas da Barra de Ferramentas irá aparecer no canto inferior direito do seu navegador. Este é recurso muito interessante e útil. Todos os usuários da Barra receberão alertas sobre informações que forem relevantes. Recomendamos que você mantenha este recurso habilitado.

barraBrOffice22

Usando a Barra de Ferramentas BrOffice.Org.

1) Ícone de configurações

O primeiro detalhe a ser observado é que a Barra de Ferramentas BrOffice.org é um projeto comunitário. Em função disto, os recursos que serão descritos abaixo poderão ser modificados na medida em que a comunidade de usuários sugerirem alterações que forem relevantes.

barraBrOffice2 Clicando no ícone Broffice.Org seremos direcionados para a página oficial do projeto.

O menu de opções deste ícone permite que você indique um amigo, visite outras páginas relacionadas ao projeto da barra de ferramentas, atualizações da barra, bem como configurar os recursos que você deseja ou não que apareçam.

barraBrOffice3

2) Área de Pesquisas na Web

Este recurso permite que você faça buscas gerais os específicas na web.  Se você trocar a opção “Ir”, para a opção “Broffice”, suas pesquisas serão feitas apenas em sites que contenham tutoriais sobre o BrOffice em português. Se clicar no “Pincel amarelo” ao lado da opção de pesquisa, as palavras pesquisadas irão receber um destaque na página de pesquisa.

barraBrOffice4

barraBrOffice8

barraBrOffice9

3) Aplicativos

barraBrOffice10menu de opções dos Aplicativos oferece uma série de recursos extras que tornam a barra de ferramentas útil para as atividades do dia-a-dia, além de alguns entretenimentos. Nele temos calculadora(Calculator), lista de tarefas (Todo), Sudoku, Conversos de Unidades(Unit Converter), Jogo Invaders, tradutor de termos(Babylon), bloco de notas (Notes), pesquisa na Wikipédia e a opção de instalar outras aplicações muito interessantes (More Gadgets).

barraBrOffice11

4) Previsão do Tempo

barraBrOffice34O ícone de previsão do tempo permite que se verifique as condições climáticas das principais cidades brasileiras. Para deixar sua cidade como previsão padrão, basta clicar no ícone e clicar na opção “Mudar Localização”.

barraBrOffice35

5) Comunidade Online

barraBrOffice12Este, com certeza, é um dos mais úteis recursos da barra. Ao clicar neste ícone você terá acesso a uma sala de chat online onde poderá interagir em tempo real com os integrantes da comunidade que estivem online.

Observação: Se você está usando esta barra de ferramentas no trabalho, verifique com o administrador de rede de sua instituição se é permitido o uso deste recurso. Se você está  atrás de um Firewall/Proxy , pode ser que ele não funcione.

barraBrOffice13

6) Twitter

barraBrOffice14O Twitter é a nova onda do momento. Trata-se de um microblog para tratar de qualquer assunto. Até o momento, este ícone abre opções sobre BrOffice de algumas fontes. Estamos abertos a sugestões de dicas de outros membros do Twitter que possam colaborar com dicas e sugestões sobre o Broffice.

barraBrOffice15

7) Links Úteis

barraBrOffice16Este ícone oferece uma série de links para páginas web que tenham alguma relação com o BrOffice. Até o momento, a lista contém o que existe de melhor em termos de dicas, páginas, apostilas e recursos sobre BrOffice. Também solicitamos a todos que dêem suas dicas de sites úteis sobre BrOffice.

8) Eventos BrOffice.Org

barraBrOffice18Como a comunidade está sempre realizando encontros em todo o Brasil, incorporei à barra um atalho para a agenda Broffice.Org. Os principais eventos da comunidade estarão visíveis na agenda para que você possa estar informado sobre os principais eventos da comunidade.

barraBrOffice19

9) Notícias

barraBrOffice20Este ícone da acesso a uma série de notícias, via RSS, de vários sites ligados ao software livre e a tecnologia. Basta passar o mouse sobre os site que as notícias mais recentes aparecem ao lado.

barraBrOffice21

Como explicado a princípio, nada é capaz de substituir o apoio pessoal da equipe de TI de uma instituição em qualquer projeto de migração de sistemas. Contudo, ao oferecer ao seu usuário um recurso que coloque à sua mão a possibilidade de obter ajuda de forma rápida, você certamente estará tornando este processo menos doloroso e oferecendo melhores condições de sucesso ao final da caminhada.

Esperamos que a comunidade abrace esta iniciativa fazendo críticas, dando sugestões de melhorias e, principalmente, usando a barra e ajudando à aqueles que precisam de nossa colaboração.

Um grande e forte abraço!

Além disso, será aberta uma janela de configuração de alguns recursos extras da barra. O primeiro é um notificador de Email. Como ele você pode ser avisado de emails novos que chegarem em sua caixa. A segunda opção permite que você defina o sistema de busca personalizado do BrOffice.Org como padrão para pesquisas na web. A Terceira define a página da Barra de Ferramentas BrOffice.Org como sua página padrão. Para os usários do Windows, deve aparecer uma outra opção para a instalação de um Recurso de Multimídia de Rádio, onde algumas rádios online podem ser configuradas.

About these ads
CategoriasBrOffice, GNU/Linux
  1. Jéssica Jdeys
    7 novembro, 2011 às 8:59 pm

    obrigado, me ajudou bastante em um trabalho :)

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 25 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: